Ação de responsabilidade social para competências em informação
Lucas Almeida SerafimI; Gustavo Henrique de Araújo FreireII
.
RESUMO
Expressa o desenvolvimento de competências em informação como ação de responsabilidade social da Ciência da Informação. Para tanto, destaca o valor crescente da informação nos diferentes contextos e, consequentemente, a relevância social das competências em informação para todos. Conclui que a promoção das competências em informação constitui ação socialmente justa dos que compõem o campo dos profissionais da informação na medida em que o uso eficiente e crítico das informações torna-se um fator essencial de inclusão social.
Palavras-chave: Competências em Informação; Responsabilidade social da Ciência da Informação; Sociedade da Informação.
1 Introdução
Este artigo resulta de pesquisa desenvolvida em curso de mestrado, que teve como objetivo geral analisar as ações de desenvolvimento de competências em informação para os docentes do curso de Agronomia da Universidade Federal do Ceará – Campus do Cariri, tendo como suporte o mapeamento do regime de informação local (SERAFIM, 2011). Ao considerar as habilidades informacionais um fator-chave para a inclusão social das pessoas contemporâneas, tornou-se relevante, nesta pesquisa, a análise do desenvolvimento de competências em informação como ação de responsabilidade social dos que fazem parte do campo da Ciência da Informação.
As habilidades para localizar, avaliar e usar efetivamente informações tornaram-se necessárias e complexas, na medida em que cresceu o volume informacional disponível para o desenvolvimento das atividades humanas. No âmbito dos serviços bibliotecários, a capacitação de usuários de informação, até meados da década de 1980, era uma preocupação restrita ao bom uso das bibliotecas. A educação de usuários consistia em
[...] vários programas de instrução, educação e exploração