Resumo 3 - Fundamentos Biblioteconomia - UNIRIO - Profissional da informação: um conceito em construção
FUNDAMENTOS DE BIBLIOTECONOMIA
2014 – 1º Semestre
Manhã
Márcio Almeida dos Santos
Resumo: LOUREIRO, Mônica de F.; JANNUZZI, Paulo de Martino. Profissional da informação: um conceito em construção. p. 123-151, maio/ago. 2005.
Neste artigo a autores discutem o conceito de Profissional da Informação, o histórico das profissões ligadas ao tratamento da informação, com ênfase dada ao bibliotecário. Aborda-se ainda a relação entre as áreas da Arquivologia, Biblioteconômica, Ciência da Informação, Documentação e Museologia. O artigo procura contribuir para os estudos na área, ao fazer uma amostra de textos, e resgatar o processo histórico de criação e desenvolvimento da profissão de Bibliotecário, e seu papel e desafios na inserção no mundo do trabalho atual.
De acordo com Loureiro e Jannuzzi(2005, p. 124)
O homem, como ser inteligente e social, procurou registrar suas experiências desde os tempos mais remotos. É de conhecimento comum que as primeiras manifestações de inscrição de informações encontram-se em paredes de cavernas, onde os primitivos desenhavam imagens, hoje interpretadas como ligadas às atividades do seu cotidiano, tais como a caça, a pesca e a coleta de alimentos.
Estas experiências se desenvolveram com o tempo e ocorreram várias descobertas e inventos e assim, com novos recursos, passamos a registrar e controlar cada vez mais os aspectos da vida, como a contagem das propriedades, da renda etc. (GEORGE JÚNIOR, 1983). Dessas atividades de controle resultaram documentos, e deste o homem desenvolveu documentos ligados a religião, a arte, e estudos (LOUREIRO; JANNUZZI, 2005). De acordo com Loureiro e Jannuzzi(2005, p. 125)
Nesse contexto surge a figura da pessoa que guarda, organiza, que cuida da classificação desses materiais e de sua recuperação. Em relação à cultura, percebe-se que é forte o vínculo entre esta e o profissional que trabalha com a informação. Assim, a função do