Slide Redutores
Nem sempre as unidades geradoras (motores elétricos) podem ser acopladas diretamente em determinados dispositivos, algumas situações podem ser mencionadas como bombas, ventiladores entre outras, porem na grande maioria dos processos existe a necessidade de se modificar algumas características como velocidade, rotação ou torque. Para esta finalidade os redutores foram desenvolvidos.
Redutores de velocidade
Um redutor consiste num conjunto de eixos com engrenagens cilíndricas de dentes retos, helicoidais, cônicas ou somente com uma coroa com parafuso sem fim, que tem como função reduzir a velocidade de rotação do sistema de acionamento do equipamento. Consequentemente com a redução da velocidade tem-se um aumento significativa no torque transmitido.
Elementos básicos
Seus principais componentes são basicamente: Eixo de entrada, eixo de saída, rolamentos, engrenagens e carcaça.
Elementos básicos
A parte fundamental de um redutor são as engrenagens. Através delas reduz-se a velocidade de rotação da transmissão, pois o contato entre engrenagens de menor e maior número de dentes (variação no diâmetro) possibilita a redução desejada.
Elementos básicos
Os dentes das engrenagens podem ser retos ou helicoidais. Quando há intenção de se reduzir a vibração e ruído utiliza-se, nos redutores, engrenagens de dentes helicoidais, já que a transmissão de potência, nesse caso, é feita de maneira mais homogênea. Por outro lado, as engrenagens de dentes retos são mais simples de serem fabricadas e por isso apresentam menor custo.
Rolamentos: Os rolamentos são os elementos girantes da máquina que suportam o eixo com as engrenagens, possibilitando a eles o menor atrito possível ao girar. São utilizados rolamento radiais, axiais ou cônicos.
Elementos básicos
Tampa de inspeção: Evita a desmontagem do redutor, facilitando a inspeção das partes internas. Placa de dados do redutor: Local onde estão contidas várias informações importantes para o seu correto