Metais alcalinos
Para existir uma reação redox, no sistema deve haver uma espécie que “doe” elétrons e outra espécie que as aceite. Agente redutor e oxidante:
O Redutor é aquela espécie química que tende a doar elétrons. ( reagente que se oxida, cede elétrons para outras substâncias e provoca redução).
O Oxidante é a espécie que tende a receber esses elétrons. ( reagente que se reduz, retira elétrons de outras substâncias e provoca oxidação).
Oxidação
Em cada oxidação ocorre uma perda de elétrons, isso significa dizer que um elemento aumenta seu número de oxidação.
2Cl– → 2 Clo + 2 e–
Redução
Em toda redução há um ganho total de elétrons, isso significa que um elemento diminui seu número de oxidação:
Na+ + e– → Nao
Oxidação: pode ocorrer em três circunstâncias -> quando se adiciona oxigênio à substância, quando uma substância perde hidrogênio ou quando a substância perde elétrons. Exemplo: as saladas de frutas tendem a se escurecer quando entram em contato com o ar, isso porque o oxigênio age promovendo a oxidação das frutas. Uma dica para que isso não ocorra é adicionar suco de limão ou laranja, pois a vitamina C presente nas frutas cítricas impede a ação oxidante do oxigênio sobre a salada.
Redução: é o inverso da oxidação e ocorre também de três maneiras -> quando uma substância perde oxigênio, quando ganha hidrogênio ou quando ganha elétrons. Exemplo: quando o óxido de cobre (negro) é colocado em aparelhagem apropriada (câmara) para que ocorra sua redução, o gás hidrogênio entra em contato com o óxido de cobre super aquecido e, como resultado, ele perde oxigênio e vai aos poucos se tornando rosa, pois está sendo reduzido a cobre.
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAHEkAE/slides-sobre-reacoes-redox