AULA 1 O QUE UM TCC
Trabalho de Conclusão de
Curso
Constitui-se em um momento de potencialização e sistematização de habilidades e conhecimentos adquiridos ao longo da graduação na forma de pesquisa acadêmico-científica.
Trata-se de uma experiência fundamental na formação de um acadêmico, uma vez que lhe proporciona a oportunidade de resolver de forma rigorosa e criativa problemas teóricos e empíricos.
Como trabalho que se submete aos padrões da produção científica, o TCC deve respeitar seus parâmetros.
Assim, ele envolve três etapas que, conjugadas e sujeitas ao crivo da lógica de procedimento da Ciência asseguram ao TCC um caráter diferente dos trabalhos normalmente desenvolvidos pelos estudantes em suas respectivas disciplinas.
é, portanto, um trabalho de síntese que articula o conhecimento global do aluno no interior de sua área de formação.
Como tal, o TCC deve ser concebido e executado como uma atividade científica, não como forma de avaliação de seu desempenho no domínio e/ou avaliação de um conteúdo disciplinar específico.
Vale dizer que deve estruturar-se em torno de um objeto construído e delimitado a partir de um problema relativo à aérea de formação do aluno.
Primeira etapa, a elaboração de um projeto de trabalho a escolha do tema, sua definição, delimitação e problematização. Junto a este processo somar-se-iam os métodos e técnicas a serem utilizados, bem como o estabelecimento de etapas de trabalho expressos na forma de um cronograma.
A segunda etapa - execução corresponde à realização do projeto propriamente dito.
Finalmente, como toda investigação que possui caráter científico, o TCC deve ser submetido ao crivo da crítica da comunidade. De fato, para lograr sua aprovação final, terá que ser levado à apreciação de uma banca de avaliadores composta de três professores.