Aula Tcc I 1
a. Diferenças básicas entre: Trabalho de Conclusão de Curso, Dissertação de Mestrado e Tese de Doutorado.
O termo monografia vem de mon(o) + graf(o) + ia. O primeiro radical vem do grego monos e significa único, sozinho. O segundo tem a mesma origem e significa escrever e, quanto a terminação ia, dentre outros significados, quer dizer qualidade, estado, propriedade, ou seja, monografia é a propriedade dos escritos realizados acerca de um único tema.
Conceito de monografia: “trabalho escrito, pormenorizado, em que se pretende dar informação completa sobre algum tema particular de um ramo do conhecimento ou personagens, localidade, acontecimentos etc” Michaelis-Moderno Dicionário da Língua Portuguesa.
Para a Associação Brasileira de Normas Técnicas, item 3.7 da NBR 6023: 2002, Monografia, em sentido amplo “item não seriado, isto é, item completo, constituído de uma só parte, ou que se pretende completar em um numero preestabelecido de partes separadas”.
Obs: Monografia é gênero, podendo, ser dividido em três espécies de trabalhos acadêmicos, qual sejam:
Tese de Doutorado, item 3.27 da NBR 14724: 2005 – “documento que representa o resultado de um trabalho experimental ou exposição de estudo cientifico de tema único e bem delimitado. Deve ser elaborado com base em investigação original...”
Dissertação de Mestrado, item 3.8, da NBR 14724:2005 – “documento que representa o estudo de um trabalho experimental ou exposição de um estudo cientifico retrospectivo, de tema único e bem delimitado em sua extensão, com o objetivo de reunir, analisar e interpretar informações”.
Trabalho de Conclusão de Curso; Trabalho de Graduação interdisciplinar e Trabalho de Conclusão de Curso de especialização, item 3.28, da NBR 14724:2005 – “documento que representa o resultado de estudo, devendo expressar conhecimento do assunto escolhido, que deve ser obrigatoriamente emanado da disciplina, modulo estudo independente, curso, programa e outros