slide pena
Exmo. Sr. Dr. Fernando Andrade Fernandes, Diretor do Campus da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, em nome do qual cumprimento todos os membros da mesa, professores e funcionários aqui presentes, familiares e demais convidados, caríssimos alunos: Boa noite!
É comum os professores dizerem que a formatura é um momento de despedida já que os alunos se vão e eles ficam. Comigo foi diferente! Quis o destino que fosse rápida minha passagem como docente do curso de Direito da UNESP.
Todavia, no dia de hoje, tenho concretizada a certeza do quanto valeu a pena!
Assim, é com extraordinária alegria e imensa gratidão que empresto meu nome a
XXIII turma de Direito da UNESP, nesta que é, sem dúvida, a maior homenagem que poderia receber em minha vida acadêmica. Nesse sentido, meu muito obrigado!
A colação de grau representa um momento de sentimentos ambíguos: de um lado o distanciamento de muitos que, em cinco anos na Franca do Imperador, fizeram o papel de nossos pais, mães, irmãos ou namorados, mas que a vida quis que chamássemos simplesmente de “amigos”. O retorno aos antigos lares demonstrará que nosso velho ninho já não é mais o mesmo pois nossas asas já são maiores o nossos vôos buscam ao infinito.
Por outro lado a formatura traz uma série de expectativas quanto ao futuro profissional e aos rumos que a vida de cada um irá tomar. Rumos individuais que somados podem representar os rumos de uma nação já que a colação de grau de uma nova turma de Direito traz consigo a regeneração da esperança de que novos horizontes podem ser trilhados rumo à paz e à justiça social. É como se
Themis, a deusa da justiça, assumisse o papel de Fênix, ressurgindo das cinzas a cada nova turma de bacharéis em Direito.
2
Nem melhor, nem pior que os outros, o Direito traz consigo uma importância que o faz diferente, qual seja a característica de ser a área do conhecimento que mais atua na burocracia estatal e na busca pela justiça. Dos três poderes,