Anatomia das aves
As aves são vertebrados endotérmicos cobertos com penas, de membros anteriores transformados em asas e membros posteriores usados para a locomoção bipedial.
(2º slide) ESTRUTURA CORPORAL
As penas realizam diversas funções, como:
* isolamento térmico
*impermeabilização
*camuflagem
*auxílio no voo e na natação.
Em geral, as penas são trocadas anualmente, em um processo conhecido como muda, que pode variar entre as diferentes famílias.
As aves têm um grande cuidado com as suas penas. Elas gastam horas por dia limpando e arrumando suas plumagens.
Muitas das aves espalham um tipo de óleo nas penas para torná-las a prova d’água. Esse óleo é produzido pelas glândulas uropigianas. Cujo as mesmas estão localizadas próximas ao ânus. A ave recolhe esse óleo com o bico e passa-o cuidadosamente em todas as penas.
As penas mantêm o corpo das aves quente.
(3ºslide) SISTEMA RESPIRATÓRIO
O sistema respiratório das aves é único no Reino Animal, contendo sacos aéreos que se comunicam com os pulmões, o oco dos ossos e a boca, contribuindo para reduzir o peso e assim, permitir o voo. Esses sacos aéreos também auxiliam no isolamento térmico desses animais.
A movimentação constante de ar dos pulmões para os sacos aéreos e dos sacos aéreos para os pulmões, permite que o oxigênio seja renovado para os tecidos, o que contribui para a manutenção das altas taxas metabólicas.
(4ºslide) ESTRUTURA ÓSSEA
O esqueleto das aves é leve e dotado de ossos longos e ocos, os chamados ossos pneumáticos, capazes de armazenar ar e diminuir o peso específico do animal.
É o esqueleto que mostra o maior número de adaptações aerodinâmicas. Nas aves voadoras, ele é leve ( cerca de 5% da massa corporal) mas muito resistente. No conjunto ele forma uma espécie de gaiola bem firme, já que as cinturas escapular e pélvica e a coluna vertebral são soldadas, constituindo uma peça única, associada às costelas.
O esterno, situado na cintura escapular, é um