Skate é Vida
O Skate surgiu nos Estados Unidos na segunda metade do século 20. Numa época em que não haviam ondas no litoral da Califórnia. Alguns surfistas, não podendo surfar, tentavam imitar as manobras de Surf usando rodas e eixos montados em pranchas de madeira e assim, acabaram inventando o skate, uma forma de praticar o surf, sem a dependência do mar e das ondas. O surgimento do skate no Brasil ocorreu na década de 60, no Rio de Janeiro, e nos dias de hoje já é o segundo esporte mais praticado no país.
O esporte é vítima de grande preconceito em todo o mundo. No Brasil, as pessoas vinculam os skatistas a marginais e a usuários de maconha, tanto é que na edição da última semana de abril de 2013 da revista IstoÉ, se tem como tema principal a redução da maioridade penal, tendo como imagem de capa, uma criança, que, em uma mão segura uma arma e na outra um skate. Isto induz os leitores da revista a pensar que todo skatista é marginal.
Deixando de lado este assunto negativo, falemos agora dos vários campeonatos de skate que ocorrem ao redor do mundo. O principal é o XGames, que ocorre de ano em ano em locais diferentes e aborda esportes radicais, dentre eles três modalidades de skate. Temos também o Street League Skateboarding, um campeonato que tem como principal patrocinador a Nike SB e acontece nos Estados Unidos quatro vezes ao ano. Este campeonato é só para atletas da modalidade street de skate, e conta com vários brasileiros.
Nos dias atuais o skate é visto não só como um esporte, mas também como um estilo de vida seguido por muitos de nossa sociedade. Quem os vê, com suas roupas largas, com suas calças maiores que as pernas, não se engane, não é apenas um enfeite, é para que caiba a grandeza que há em cada um deles.