Tribos urbanas
O presente trabalho tem como objetivo apresentar a tribo os Skatistas, citando a origem dos skatista, como foi inventado o skate e suas composições, manobras e circuito.
Apresentando também a história no Brasil, os lugares mais frequentados, suas roupas e estilos musicais. O preconceito perante as mulheres no skate e sua superação.
2. ORIGEM DOS SKATISTAS
Não é possível definirmos com clareza e certeza onde e quando exatamente apareceu o Skate, mas podemos dizer que foi no princípio dos anos 60 na Califórnia. Era uma época que reinava o surf, praia e a curtição total sobre uma prancha. Mas como as coisas nunca davam certo, naqueles dias de ondas podres, os surfistas pegaram as rodas de seus patins, e colocaram em “shapes”, para que assim pudessem surfar em terra firme.
No início, o esporte era chamado de sidewalk surfing (surf de calçada) e em pouco tempo se espalhou por todo o Estados Unidos.
Muitos jovens da época adotaram o esporte, que foi chamado de Skate. Surgiam então os primeiros skatistas. Era uma época aonde o “free style” dominava, os skatistas usavam e abusavam deste tipo de manobra.
No ano de 1963, além da oficialização do esporte como skateboarding, foi realizada a primeira competição desta modalidade. O campeonato ocorreu na cidade de Hermosa Beach, na Califórnia, nos Estados Unidos e foi vencido por Larry Stevenson. Após esta competição, nos três anos seguintes, foram vendidos mais de 50 milhões de skates em todo o mundo.
No ano de 1965 foram comercializados os primeiros skates fabricados industrialmente e começaram as primeiras competições.
Em meados dos anos 70, aconteceu um fato que chocou a maior parte de todos os skatistas, a revista “Skateboarder” – que era uma das mais importantes sobre o assunto, anunciou uma mudança de planos e começou a cobrir assuntos relacionados a competições de Biker’s. Foi quando se deu a queda do skate, muitas pistas fecharam e muitos abandonaram o