Avaliação da Aprendizagem
A avaliação é um processo construtivo que tem como função constatar avanços e dificuldades, além de facilitar as tomadas de decisões e reorganização do ensino. Implica também um repensar sobre seus fins e objetivos acerca da concepção de homem, mundo e sociedade. Podemos entender a avaliação da aprendizagem escolar como um ato amoroso, na medida em que a avaliação tem por objetivo diagnosticar e incluir o educando, pelos mais variados meios, no curso da aprendizagem satisfatório que integre todas as suas experiências de vida.
Diante disso levantaram-se os seguintes questionamentos: A prática de prova e exame exclui parte dos alunos, por basear-se no julgamento? A avaliação pode incluí-los devido ao fato de proceder por diagnóstico e, por isso podem oferecer-lhes condições de encontrar o caminho para obter melhores resultados na aprendizagem? Avaliar um aluno com dificuldade é criar a base do modo de como incluí-lo dentro do circulo da aprendizagem? O diagnóstico permite a decisão de direcionar ou redirecionar aquilo ou aquele que está precisando de ajuda? O ato educativo exige permanentes reflexões, mudanças, com o intuito de fazer o aluno avançar sempre mais. Portanto, a questão da avaliação é, nos dias atuais, bastante questionada. A avaliação é uma reflexão sobre o nível de qualidade do trabalho escolar tanto do professor como dos alunos.
O objetivo deste estudo é investigar a ideologia subjacente a alguns discursos sobre a avaliação da aprendizagem, bem como verificar o posicionamento de professores e alunos no que se refere ao processo avaliativo.
A verificação da aprendizagem exige do professor conhecimento e habilidades de manusear diferentes atividades avaliativas, através dos quais os alunos tenham oportunidade de demonstrar o seu aprendizado estabelecendo um vínculo entre o conhecimento prévio e novo saber.
A principal função da avaliação é permitir a análise crítica da realidade educacional, seus avanços e descobertas de novos