Sistema Milk Run
No mercado competitivo dos dias de hoje, as empresas que não concentrarem esforços em reduzir custos com estoques em toda cadeia de suprimentos, produção e distribuição física, com certeza sofrerá uma forte pressão dos seus concorrentes, correndo o risco de não permanecer por muito tempo no mercado, pois haverá ofertas de produtos com preços menores e maior resposta ao mercado consumidor, com a satisfação das necessidades dos clientes. Neste contexto, a logística, em geral, destaca-se como fonte de oportunidade para que as organizações possam estabelecer vantagens competitivas. O transporte é o elemento mais importante em termos de custos logísticos, pois esses custos impactam no valor final do produto representando dois terços dos custos logísticos totais.
O Sistema Milk Run
O sistema Milk run (rota do leite) surgiu da análise das pessoas que trabalhavam com a entrega do leite, de casa em casa nos EUA. Havendo uma melhor rota a seguir para entrega do leite e a coleta das embalagens vazias, serviu como base para o desenvolvimento de estudos que visavam à entrega do leite no local e na hora determinada e com suas embalagens específicas.
Conceito
Milk Run consiste num planejamento de entregas, mantido por uma empresa de transporte, onde para cada dia a empresa realiza uma recolha dos componentes de cada fornecedor em quantidades pré determinadas com o objectivo de os entregar no fabricante.
O Fornecedor Milk Run
O fornecedor milk run executa o recolhimento dos materiais pelos outros fornecedores de forma programada, em quantidades estipuladas, reduzindo os estoques e tornando os lead times mais previsíveis, mesmo para artigos com grande variação de procura, facilitando a tarefa da recepção do material. O processo de milk run decorre principalmente numa mesma área, entre fornecedores locais. No entanto, o processo pode incluir fornecedores de outras áreas geográficas que mantenham um armazém local. Estes mesmos