sjxjxnxaj

2183 palavras 9 páginas
RESUMO 1
O que faz o preço de um produto subir?
Necessidade
Excesso de Dinheiro (Ex: Em uma sala de aula existem 60 alunos e existem apenas 50 apostilas à venda. Irá assim, começar um leilão pra quem dá mais dinheiro pelas apostilas. Os 10 que tiverem menos dinheiro, ficarão sem.)
Inflação é basicamente um fenômeno monetário que se dá através do excesso de liquidez.

LASTRO – Para definir o que é, usarei um exemplo: A pessoa X tem uma divida de 200 reais com a pessoa Y. A pessoa X paga essa dívida com cheque. Essa dívida só será considerada paga, se a pessoa X tiver dinheiro em sua conta, ou seja, se sua conta tiver lastro.

A moeda é lastreada na produção de bens e serviços.

Inflação: É quando os preços se multiplicam descontroladamente (Ex: Igual a câncer, quando as células vão se multiplicando). Ela ocorre a cada 6/7 meses. Quando ocorre a Inflação, os consumidores passam a antecipar as suas compras, com medo de que na próxima vez que elas precisarem comprar, o preço estivessem muito altos (Ex: No ano de 1980 o Brasil teve uma inflação de aproximadamente 20 trilhões %).

Tipos de Inflação:
Inflação de Custo: É quando o preço da matéria prima sobe e todo o produto que é produzido a partir dela o preço também subirá.
Inflação de Demanda: É quando o Governo passa a estimular o consumo (Ex: O Salário mínimo de um país é 510 reais e o governo resolve o aumentar para 1000 reais, assim aumentando o poder aquisitivo das pessoas. Com 510 reais essas pessoas conseguiam comprar 1kg de arroz e agora com 1000 reais, passaram a conseguir comprar 2 kg. Porém, a quantidade de produto não aumenta da mesma maneira que aumenta o poder aquisitivo das pessoas, assim, conseqüentemente, aumentando o preço do produto (oferta/demanda), gerando a Inflação.

CURIOSIDADE: O Governo Americano incentiva o Governo Chinês a importar mais.

Deflação: É quando existe uma superprodução e o consumo não acompanha. Quando existe a deflação, as pessoas deixam para comprar

Relacionados