situação de urgencia
Emergência
Um caso de emergência são os incêndios, em virtude do grande número de vítimas que os incêndios têm causado nos locais de maior concentração humana, principalmente edifícios, empresas e, tendo como causas principais à falta de conhecimento dos melhores locais de saída. Causando pânico, correria, ocasionando quedas e pisoteamentos, pessoas retidas em elevadores e outras falhas, se faz necessário o planejamento e a execução de exercícios de abandono de emergência.
Nesses casos o ideal é criar um plano de emergência mas a necessidade de um plano de emergência é determinada pelos bombeiros, analisando o que a empresa, fabrica, os riscos que gera, o tamanho da edificação, a dificuldade de saída, os riscos em caso de incêndio e outros fatores.
Urgência
É quando há uma situação que não pode ser adiada, que deve ser resolvida rapidamente, pois se houver demora, corre-se o risco até mesmo de morte. Na medicina, ocorrências de caráter urgente necessitam de tratamento médico e muitas vezes de cirurgia, contudo, possuem um caráter menos imediatista. Esta palavra vem do verbo “urgir” que tem sentido de “não aceita demora”: O tempo urge, não importa o que você faça para tentar pará-lo.
No entanto, há situações de emergência que necessitam de uma intervenção urgente, ou seja, que não podem se prolongar.
A diferença concentra-se mais no campo da medicina. Por exemplo: hemorragias, parada respiratória e parada cardíaca são emergência. Luxações, torções, fraturas (dependendo da gravidade) e dengue são urgência.