Verdade e Fé Por Caio Fabio
Existe tal coisa?... Claro! Paulo fala de "lutar juntos pela fé" e ainda menciona a "defesa do Evangelho". Além disso, todos os Profetas foram defensores da verdade na sua geração! No entanto, o que é defender a verdade? A verdade precisa de defesa? Ora, para Paulo defender a verdade ou o Evangelho era basicamente algo a se fazer em duas frentes: 1. Na encarnação coerente dos ensinos do Evangelho de Jesus conforme recebido dos apóstolos e entregue aos demais, sem alterações;
2. Na afirmação da verdade do Evangelho mediante a palavra ensinada; Assim, defender o Evangelho não é viver brigando contra nada. Ao contrário, a defesa do Evangelho é, sobretudo, a sua própria proposta, vivida de modo sincero e prático, e com toda harmonia entre o ensino e a encarnação dele [que é a única forma bíblia de ortodoxia]. Portanto, a defesa do Evangelho só acontece pela vivência do Evangelho! O que passa disso é discussão... Sim, apenas apologias tolas e desprovidas de significado... A Defesa do Evangelho é a sua prática encarnada em amor!... O resto é papo teológico... Mera distração!
Quando a Bíblia diz que o “justo de Deus apenas viverá pela fé”, ela nos dá o único modo de andar com Deus, ou com alguém que seja Deus.
Sim! Se existe Deus, e há; então, por que meio posso eu andar com Ele, se tudo em mim não tem adequação para discerni-Lo?
Nada em mim comporta Deus!
Minha mente não agüenta Deus. Meu espírito enlouquece diante de Deus. Minha alma surta. Meu corpo desfalece...
Eu sou para Deus, mas Deus não é para mim...
Somente a fé “consegue” Deus...
Sim! Pois, na fé cabe o impensável e o impossível; e Deus é ambos: impensável e impossível.
E não somente isto...
A própria experiência do existir com a presunção do saber [Queda, Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal] me põe em um estado no qual Deus, sem a fé, é a pior de todas as loucuras...
Surge o “Deus” da religião...
O