trabalho de ética urgência e emergência
Introdução
O estudo da ética visa encontrar a melhor forma de viver, qual o significado e calor da vida, quais os padrões que devemos seguir para basear nosso viver.
Dentro da ética a diversas leis e artigo definindo deveres a serem cumpridos. Devido ao crescente aumento no número de atendimentos de urgência e emergência no país, gerados pelos “acidentes” de trânsito, violência, e doenças de varias etiologias, sobretudo cardiovasculares, surge no Brasil à necessidade de um atendimento rápido e especializado em prestar os primeiros socorros a estes doentes de traumas e males súbitos, ainda na cena do fato. Para promover este atendimento, são enviadas ambulâncias de suporte básico e avançado, de acordo com o quadro da vítima, contando ainda com equipes de saúde, altamente qualificadas, mostrando que este cuidado reduz o número de óbitos e suas complicações atribuídas a ausência de socorro imediato e adequado.
A especialização Enfermagem em Emergência e Urgência capacita os profissionais a atuar com agilidade e abordagem humanizada no atendimento de pacientes adultos, pediátricos e idosos em situações de emergência e urgência, tanto no pré-hospitalar quanto no intra-hospitalar.
2
Omissão de Socorro
O dever de prestar socorro a quem necessita provém da necessidade de coesão social, com base nos princípios e normas éticas.
Seu descumprimento resulta na “Omissão de Socorro”.
Pesquisas demonstram que a Omissão de Socorro constitui delito não frequente nas atividades de assistência à saúde, sendo os hospitais os locais com maior incidência.
Art.135 cód. Penal conceitua o crime de omissão de socorro como:
“Deixar de prestar assistência, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à criança abandonada ou extraviada, ou pessoa inválida ou ferida, ao desamparo ou em grave iminente perigo; ou não pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pública.”
Eficácia do Socorro
A prevenção da Omissão de Socorro é a preservação do princípio da solidariedade frente à uma pessoa