Ips - Informatica
Nova Iguaçu13/06/2014
UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO
Apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de: Fundamentos de Gestão Pública; Gestão de Pessoas; Economia no Setor Público; Ética Política e Sociedade.
Orientador: Prof. João Carlos UnoparNova Iguaçu – 13/06/2014
SUMÁRIO
1 – INTRODUÇÃO – P.4
2 – DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL – P.5
3 – ORGANOGRAMA –P.8
4 – CONSIDERAÇÕES FINAIS – P.12
5 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS – P.13
1 – INTRODUÇÃO
As Unidades de Pronto Atendimento, popularmente conhecidas como UPAs, são os estabelecimentos de saúde de complexidade intermediária situados entre a Atenção Básica à Saúde e a Rede Hospitalar, onde em conjunto com esta, compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências.
As UPAS fazem parte do sistema de saúde Estadual, e a Unidade apresentada neste trabalho é composta de 186 funcionários. As UPAS oferecem a sociedade um atendimento rápido e de qualidade de precisão, sendo a maioria dos casos diagnosticados e resolvidos na própria unidade.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde as UPAS tem como Missão Ser instrumento capaz de acolher o cidadão e garantir um melhor acesso aos serviços de urgência/emergência. E como Visão ser reconhecida como apoio ao sistema de saúde, capaz de garantir a saúde como direito de cidadania e promover a defesa da vida.
Seus Valores são:
Humanização
Transparência
Ética
Probidade
Responsabilidade
Compromisso
Inovação
As UPAS surgiram a partir da Política Nacional de Urgência e Emergência que integrou as unidades de saúde e dividiu a atenção às urgências no SUS em quatro frentes. No nível da Atenção Básica, as equipes de Saúde da Família (ESF) e as UBS têm como prioridade a orientação assistencial a um número determinado de famílias e acolhimento das urgências de menor complexidade. O componente móvel, por meio do SAMU 192, faz a estabilização dos