Situação de conflito
RELACÕES INTERPESSOAIS E
COMUNICAÇÃO HUMANA
POR:
FTPSE
Aracaju, 12 de maio de 2012
Análise de um conflito organizacional
I. Empresa pesquisada:
Samam Veículos Ltda.
II. Cenário:
Concessionária de veículos em processo de profissionalização, mas ainda com gestão familiar.
III. Situação:
Foi contratada, para uma função administrativa, uma candidata cujas características destoavam das necessárias para o cargo por se tratar de uma indicação da diretoria. Essa inadequação ao perfil tornou-se um problema para a organização, ocasionando o desligamento da funcionária ainda dentro do prazo de experiência.
IV. Consequências imediatas: * Custo com exames médicos, documentação, treinamento e uniforme; * Conflito com a equipe; * Baixa produtividade e perda de resultados; * Contribuição para o aumento do turnover; * Custo com rescisão; * Custo de novo recrutamento e seleção.
V. Análise da situação:
A busca por funcionários confiáveis ou “troca de gentilezas” são os principais motivos que levam muitas empresas a adotar o famoso método de contratação do QI (Quem Indica). Em uma empresa com gestão familiar, essa prática é ainda mais comum e não acreditamos que será extinta. Porém, é um comportamento que gera, sem dúvidas, conflitos nessas organizações.
No caso concreto apresentado, houve claramente, uma situação de domínio hierárquico que resultou em prejuízos para a organização. Ainda que a funcionária tenha tido a oportunidade de treinamento e o acompanhamento necessário após a contratação, não conseguiu atender às necessidades do processo ao qual pertencia.
Não estamos, com isso, sendo contrários à indicação para contratação. Esse procedimento agiliza o processo de seleção; todavia, o cuidado no atendimento das exigências do perfil desenhado é imprescindível.
Diante da ocorrência desse tipo de conflito na organização, percebeu-se a importância e urgência da estruturação de um