Sistematização do cuidar
A estrutura de trabalhos acadêmicos, teses e dissertações é orientada pela ABNT através da norma NBR3 14724:2011, que define os princípios gerais para elaboração de trabalhos de conclusão de cursos e trabalhos de graduação interdisciplinares e outros. A estrutura de trabalhos acadêmicos compreende elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais.
Pré textos são paginas que antecedem o corpo (introdução, desenvolvimento, conclusão e referência) do trabalho. São pré textos indispensáveis á maioria dos trabalhos acadêmicos:
A capa;
Folha de rosto;
Índice ou sumário;
Parte do trabalho em que é exposta a matéria, são constituídos por três partes fundamentais:
Introdução;
Desenvolvimento;
Conlusão;
Os elementos pós textuais são os que complementam o trabalho. São eles:
Referências;
Glossário;
Apêndice;
Anexos;
Índice;
Aula 07 - Citações
Segundo a ABNT NBR 10520:2002 citação é a uma “[...] menção de uma informação extraída de outra fonte” e servem para esclarecimento do assunto em discussão ou para ilustrar ou sustentar o que se afirma. Na transcrição literal de um texto ou parte dele, conserva-se grafia, pontuação, uso de maiúsculas e idioma. As citações no texto devem aparecer no sistema de chamada, que pode ser autor-data ou numérico. Após a escolha do sistema, este deve ser utilizado em todo o trabalho (NBR 10520, 2002). No sistema autor-data indica-se a fonte, pelo sobrenome do autor, na falta desta informação registra-se o nome da instituição responsável e na ausência do nome, utiliza-se o título, seguido da data de publicação do documento, separados por vírgula e entre parênteses (citação indireta). Para as citações diretas, inclui-se a indicação de página. No sistema numérico as citações devem ter uma numeração única e consecutiva, colocadas acima do texto, em expoente ou entre parênteses. O sistema numérico não deve ser utilizado quando há notas de rodapé. A numeração das notas de referência é feita por