Sistematização do cuidar - via im
CURSO DE ENFERMAGEM
VIA DE ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS:
VIA INTRAMUSCULAR (IM)
Damares Martes
Cristiane Machado
Maria Izabel
Olga Mayara
Rafaela Maria
Wanessa Santos
Paula
ARACAJU
2012
Definição da Via Intramuscular (IM)
Na administração intramuscular a solução medicamentosa é introduzida dentro do músculo, situado abaixo do tecido subcutâneo.O músculo escolhido deve ser bem desenvolvido, de fácil acesso e não conter grandes vasos e nervos em nível superficial. O volume máximo a ser aplicado deve ser avaliado de acordo com a massa muscular do paciente.
Região deltóidea: 3ml (exceto em vacinas)
Região dorsoglutea: 5ml
Região ventroglutea: 5ml
Região anterolateral da coxa: 5ml A agulha deve ser sempre introduzida em posição perpendicular à pele, ou seja em um ângulo de 90°. O bisel da agulha deve ser posicionado de forma lateral, minimizando as agressões as fibras musculares minimizando a dor durante o procedimento e as complicações.
Cuidados de Enfermagem
Para minimizar os efeitos colaterais ocasionalmente encontrados o profissional devera avaliar rigorosamente a alguns aspectos antes de selecionar o local da aplicação.
Distância em relação a vasos e nervos importantes;
Musculatura desenvolvida para absorver o medicamento;
Espessura do tecido adiposo;
Idade do paciente;
Irritabilidade do paciente;
Atividade do paciente;
Evitar tecido cicatricial ou endurecido.
Tipos de Agulhas: * 25 x 7 ou 25 x 8 = utilizadas para as vias subcutâneas, intramuscular e endovenosa; * 30 x 7 ou 30 x 8 = utilizadas para as vias intramuscular e endovenosa; * 40 x 10 ou 40 x 12 = utilizadas para aspiração das medicações, durante o preparo.
Tipos de seringa: * 3ml = utilizadas para as vias subcutânea e intramuscular; * 5ml = utilizadas para as vias intramuscular e endovenosa (no caso de medicações que * não são diluídas);
Complicações Durante e após Aplicação
A equipe de enfermagem deve assegurar que o