Sistematização de sociologia
Curso: Administração
Matéria: Sociologia do Trabalho e das Organizações
a) A contribuição da sociologia para a compreensão dos problemas sociais.
Dizer que a sociologia estuda a sociedade é algo muito amplo. Durkheim foi um dos primeiros pensadores a descobrir isso. Para ele o foco seria concentra-se na analise dos fatos sociais.
Para Durkheim – fato social é toda maneira de agir, faixa ou não suscetível de exercer sobre o individuo uma coerção exterior; ou então ainda, que é geral na extensão de uma sociedade dada apresentando uma existência própria independente das manifestações individuais que possa ter.
Durkheim diz que os fatos sociais caracterizavam-se por serem exteriores, coercitivos e objetivos.
Exterior, estão “fora” do individuo são provenientes da sociedade, não são algo biológicos, mas uma herança essencialmente social.
Concluímos que a sociedade impõe padrões.
Coercitivos, ou seja, são obrigatórios, impostos ao individuo pela coletividade.
Ex. Os impostos, ou as normas de trânsito. As normas as regras e convenções de cunho “moral”.
Objetivos, não depende da vontade do individuo, não depende das manifestações individuais, o fato de você não gostar de tal regra ou lei e decidir ignorá-la ou desrespeitá-la, ela não vai deixar de existir. Durkheim afirma que os fatos sociais “apresentam uma existência própria.
a) As principais diferenças entre o pensamento de Durkheim, Max Weber e Karl Marx em relação à concepção de sociedade e ao processo de conhecimento
O que influenciou o pensamento de Èmile Durkheim foi o positivismo. A maior influencia se deu pelo fato de o autor preservar a preocupação com a “ordem Social,” característica do pensamento positivista.
Outra influência marcante de Durkheim: é a corrente que deu origem ao chamado organicismo. Na Biologia o autor foi buscar elementos para elaborar a relação que se estabelece entre um organismo vivo e a sociedade.
Durkheim buscava compreender