Sistemas
Aluno:
Matricula:
Sistemas Transacionais
Um "sistema de informação" é um conjunto de dados mais a interface (programa) que permite a manutenção e consulta desses dados. Um "sistema de informação transacional" é o sistema de informação no qual os dados ficam armazenados em um sistema gerenciador de banco de dados (os mais famosos são o Oracle DB, Microsoft SQL Server e MySQL) e toda manutenção de dados é efetuada dentro de uma "transação", que ou grava todos os dados pertinentes ou, em caso de problemas, retorna ao estado anterior, garantindo assim que o banco de dados sempre permaneça em um estado de integridade (não permite gravar informações "pela metade").
Sistemas Analiticos
Nos últimos anos o termo BI tem sido amplamente utilizado no mercado como sinônimo de sistemas analíticos, OLAP, entre outros. Embora essas denominações possam estar associadas entre si, são conceitualmente distintas.
Business Intelligence pode ser obtido por qualquer método, seja tecnológico ou não, por se tratar mais de um conceito, uma estratégia, do que uma tecnologia, que permita a extração de conhecimento a partir de análises do negócio.
Por razões óbvias, a efetividade dessas análises será maior se os dados estiverem disponíveis de modo consistente e, preferencialmente, consolidado.
No diagrama a seguir, podemos visualizar a arquitetura de um sistema de Inteligência de Negócios, partindo dos sistemas transacionais (ERP, CRM etc.) de todas as áreas da empresa, onde os dados serão consolidados e tratados em um DW, servindo de base para as ferramentas de BI transformarem dados em informações estratégicas para o negócio, inclusive com integração das tecnologias na internet. Como nossa disciplina não é ligada a cursos de Tecnologia da Informação, nos ateremos às informações básicas de todos esses conceitos, cujo aprofundamento fica a cargo dos profissionais da área. Cases de Sucesso
Para melhor ilustrar esse cenário de