convite a filosofia
Filosofia significa amizade, amor pelo saber, portanto o filósofo é aquele que ama o saber.
Atribui-se ao grego Pitágoras de Samos a invenção da palavra filosofia. Ele teria afirmado que a sabedoria plena pertence aos deuses, mas que os homens podem desejá-la e amá-la, afirmava ainda que o filósofo é movido pelo desejo de saber.
A Filosofia é grega:
Diz-se que a filosofia é grega tendo em vista que ela possui algumas características que são peculiares ao povo grego e, portanto diferentes de outros povos e culturas, tais como os hindus, chineses, japoneses, africanos, hebreus entre outros.
Cada povo, com sua cultura e sua história possuíam sabedoria, no entanto existem diferenças entre estas e a sabedoria grega, como por exemplo, o pensamento chinês, que se utiliza da diferença entre os sexos, o Yin e o Yang (feminino e masculino, respectivamente). Já o pensamento grego, na pessoa do filósofo Pitágoras utiliza-se do pensamento em uma generalidade muito mais ampla do que apenas a sexualidade.
O que há no caso de outras culturas são sabedorias, pois são até certo ponto limitadas, deferente da filosofia grega que é uma forma de exprimir pensamentos, muito mais ampla e completa e que por razões históricas e políticas difundiu-se para a Europa e para o Brasil.
Foi através da Filosofia que os gregos introduziram no Ocidente princípios como razão, racionalidade, ciência, ética, política, técnica, arte.
Alguns modos de pensar da Filosofia grega foram incorporados por povos, milenares e de culturas distintas, no que chamamos de ocidentalização destes povos, tais como chineses, árabes, e pelo mesmo motivo alguma sabedorias destas culturas também foram incorporadas à cultura ocidental.
Tendo em vista a colonização européia das Américas, nós herdamos da filosofia grega conceitos como:
1 – A idéia de que a natureza opera obedecendo a leis e princípios necessários e universais.
2 – A idéia de que as leis necessárias e universais da