sistemas
TECNICO DE IMFORMATICA
SISTEMAS OPERACIONAIS
DANIEL DIAS ALVES
2013
DANIEL DIAS ALVES
Pesquisa sobre Linguagens de programação para disciplina Aplicativos do curso Técnico em Informática.
IPATINGA/MG
Outubro/2013
SUMARIO
1. INTRODUÇÃO
MS-DOS acrônimo de MicroSoft Disk Operating System é um sistema operacional, comprado pela Microsoft para ser usado na linha de computadores IBM PC. O dono, e criador original do projeto QDOS - QuickandDirtyOperating System, é a empresa Seattle Computer Systems, que foi inicialmente uma tentativa de criar um concorrente do estabelecido Sistema Operacional CP/M que rodasse no recém-lançado processador 8086 da Intel.
1.1.MS-DOS
Dentro da História da computação é considerado por alguns como sendo o produto que decidiu o destino da então minúscula Microsoft, o MS-DOS foi sucedido por duas linhas de produtos: o OS/2 e o Windows 3.11. O desenvolvimento destes sistemas operacionais (e do Windows NT) pode ser considerado como decisivo na evolução da informática nas décadas 80 e 90.
Foi originalmente desenvolvido por Tim Paterson da Seattle Computer Products sob o nome de QDOS (QuickandDirtyOperating System, que em português significa Sistema operacional rápido e de baixa qualidade), sendo uma variação do CP/M-80 da Digital Research.
O QDOS era apenas um produto interno criado para testar uma nova placa com UCP 8086. Também não rodava nas CPUs 8080 (ou compatíveis) exigidas pelo CP/M-80. A Microsoft licenciou-o da SCP, fez algumas modificações e licenciou-o posteriormente à IBM (vendido como PC-DOS) para seu novo 'PC' usando a CPU 8088 (que internamente era idêntica à 8086), e a vários outros fabricantes de hardware, vendido então como MS-DOS.
MS-DOS (e o IBM PC-DOS que foi licenciado desde então), e seu antecessor, QDOS, foram baseados no CP/M