o papel daimprensa
Jonas Rafael Pescke
São Lourenço do Sul, Agosto, 2013
O Papel da imprensa na sociedade
A imprensa foi uma descoberta que marcou a história, não só pelo novo modo de disseminação da informação, mas como uma ferramenta que proporcionou mudanças sociais, políticas e psicológicas. Isso alterou todos os aspectos da cultura europeia do século XV. Como instrumento de mudança, contribuiu consideravelmente para a emergência da ciência, religião, cultura e política. Contribuiu, de certo modo, para o surgimento de um novo modelo que surgia, a era moderna (BACELAR,1999).
Tida como um dos símbolos do Renascimento, a imprensa de caráter móvel favoreceu o rompimento da estrutura social rígida, que determinava as leis, contribuindo para o surgimento de uma classe média intelectual (BACELAR, 1999).
A informação ganhou novas fronteiras e o pensamento alastrou-se por áreas ou regiões a que antes não tinham acesso, mesmo sendo a alfabetização um privilégio de poucos. Houve, nesse sentido, uma quebra do modo de reter o conhecimento, antes limitada a poucos ( CHAVES,2005). Com o surgimento da imprensa desenvolveu-se a técnica da tipografia, da qual dependia a confiabilidade do texto e a capacidade do mesmo para atingir um grande público. Com a tipografia verificou-se o aumento de adeptos ao livro impresso, e o declínio da arte do copista, do miniaturista.
O surgimento da imprensa estimulou a procura pela privacidade, contribuindo para a divulgação da reivindicação de direitos e liberdades individuais. Permitindo a disseminação de ideias e conhecimentos com rapidez e facilidade, como revistas, TV Ex. novelas, telecursos, jogos de futebol, documentários, jornais, e rádio exercendo uma função essencial. Ao lado do entretenimento, a veiculação de notícias e