Plano De Negócios
De acordo com o serviço brasileiro de apoio às micros e pequenas empresa (SEBRAE), cerca de 31% das companhias encerram suas atividades no primeiro ano de funcionamento, chegando a 60% até o quinto ano. A falta de compreensão por inúmeros empreendedores da importância do plano de negócio explica os números citados acima.
É neste contexto que se estabelece o plano de negócio, e sua enorme importância para a transformação de ideias em rentáveis negócios. O plano de negócio serve como um guia de desenvolvimento para todas as partes interessadas, ajudando-os a compreender as inúmeras vertentes de um negócio.
Dornellas fala que “o plano de negócio é um documento usado para descrever um empreendimento e o modelo de negócios que sustenta a empresa”. O termo plano remete-se a algo desenhado, esquematizado em pequenos detalhes assim como a criação de um negócio deve ser para que não se torne um futuro barco naufragado.
Elaborar um plano de negócio não é uma atividade muito fácil de executar, e deve-se ser levada muito a sério por quem o está fazendo, já que não se trata apenas de um documento, mais de uma importante ferramenta de gestão para o administrador e seus colaboradores.
Por isso é necessário que lá esteja contido informações completas e exatas, a fim de minimizar erros e riscos, e também para uma melhor gestão das informações que lá estarão inseridas, já que as mesmas terão