Sistemas e políticas educacionais
1. Um dos temas mais presentes nas políticas educacionais é o da terceirização, ou seja, a realização de serviços nas instituições escolares por funcionários de empresas privadas contratadas para este objetivo. Entre os serviços privatizados estão a limpeza, a alimentação, as reformas escolares, etc.
Etapa 1
Entreviste professores que atuam em quatro escolas públicas diferentes de sua cidade. Solicite que respondam:
a) Que serviços são terceirizados na escola em que trabalham (citar pelo menos três). Solicite que opinem sobre os impactos dessas terceirizações sobre o processo pedagógico.
b) Pergunte se, na opinião deles, alguns outros serviços poderiam ser terceirizados na escola em que trabalham. Em caso de resposta afirmativa, quais seriam esses serviços (citar pelo menos três). Solicite que apresentem as suas justificativas para a terceirização.
Etapa 2
Elabore um texto com a análise de cada um dos serviços citados nas pesquisas e expresse quais os impactos – positivos e negativos – da terceirização sobre o processo pedagógico, segundo a sua opinião.
De acordo com a pesquisa realizada com professores de quatro escolas públicas da cidade de Venâncio Aires, nos permitiu uma visão geral dos principais serviços terceirizados por estas escolas e os impactos positivos e negativos que esta terceirização venha a acarretar no ambiente escolar.
Os principais serviços terceirizados nas escolas são os de segurança (alarmes), manutenção elétrica, manutenção hidráulica e de jardinagem. Nenhum destes profissionais frequenta regularmente o ambiente escolar, somente quando são requisitados.
Os principais impactos causados por este tipo de mão de obra, é a falta de preparo dos funcionários para trabalharem dentro das escolas, onde as crianças tem uma rotina, que muitas vezes, não consegue ser respeitada. Por exemplo, os