Sistemas voip
São Paulo
Maio - 2011
Aplicações das redes de Voz sobre IP
São Paulo
Maio – 2011
Sumário Objetivo: 4 Aplicações das redes de Voz sobre IP 5 Funcionamento 5 Algoritmos de Otimização 6 Dificuldades 6 Facilidades 7 O Futuro do VoIP 7 Adoção da telefonia VoIP pelas empresas 8 Implementação de uma rede VoIP 8 Conclusão 10 Bibliografia 11
Objetivo:
Por meio deste trabalho pretendemos compreender melhor o conceito da tecnologia VoiP (Voz sobre IP), bem como suas vantagens e desvantagens.
Analisando também como ela funciona, e também o que ela representa no mercado principalmente para as empresas que a utilizam.
Aplicações das redes de Voz sobre IP
VoIP (Voice over Internet Protocol), é basicamente o roteamento da conversação usando uma rede baseada no IP, o que torna a transmissão de voz mais um serviço disponível na rede.
As empresas que fornecem o serviço de VoIP são geralmente chamadas provedoras, e os protocolos usados para transportar os sinais de voz em uma rede IP são geralmente chamados protocolos VoIP.
Essa tecnologia faz com que as redes de telefonia se “misturem” com as redes de dados, tornando possível fazer uma ligação para telefones convencionais por meio de um computador se utilizando apenas de um microfone, caixas ou fones de som e um software apropriado.
Ela também tem sido muito aplicada em sistemas de ramais telefônicos (PABX, Private Automatic Branch Exchange), permitindo que muitas empresas economizem ao substituírem as centrais telefônicas por sistemas VoIP.
Funcionamento
O procedimento consiste em transformar os sinais de voz em pacotes digitais para que possam trafegar por uma rede IP. Estes pacotes são compactados para transmissão a um segundo portal, no qual eles serão novamente compactados, dessa vez em sinais de som analógicos, e enviados ao receptor.
Processando uma chamada de voz
1. O usuário, com um headset, ouve a sinalização que indica