Sistemas Trocadores De Calor Geotermico
2
3
AUT221
SISTEMAS TROCADORES DE CALOR GEOTÉRMICO
ARQUITETURA, AMBIENTE E
DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL
FAU USP | 2do SEMESTRE 2011
INTRODUÇÃO
1.1 O que é a geotermia ?
E a ciência que se ocupa do estudo do calor proveniente da interior da terra. A temperatura/energia do solo é um recurso renóvavel que pode ser utilisado para climatisação (aquecimento e resfriamento) e a produção de eletricidade. Em esse estudo se aprofundará em suas aplicações na área da arquitetura; as quais são principalmente de baixa profundidade. 1.2 O que é um trocador de calor geotérmico ?
Um trocador de calor geotérmico é um sistema que permite a climatização natural das edificações. Esse método permite o esfriamento durante o verão e/ou o aquecimento durante o inverno de ambientes construidos. Baseia-se no facto de haver uma diferença de temperatura entre:
-o subsolo, onde a temperatura é pouco variável, e que fica igual a temperatura média anual externa.
-a superfície, onde a temperatura é variável.
Portanto, a capacidade de aquecimento e esfriamento do sistema estará determinada pela variabilidade térmica da localização. A maior diferença de temperatura entre a meia e as máximas garante uma maior eficiência do sistema.
A troca de calor do solo (terra, águas subterrâneas, águas superficiais) é feita através de ar, água ou outros tipos de fluidos como a água glicolada (água com anticongelante).
PROF:
1.3 Quais são as condições para ser viável?
1.1
-Precisa de uma boa inercia e uma boa isolação dos edifícios para que seja eficiente.
-O clima é um aspeto muito importante para o bom funcionamento do sistema. O mais a diferença de temperatura entre o externo e o solo será importante o mais o sistema será eficiente. Por exemplo, nas regiões tropicais a temperatura externa fica constante tudo o ano e a temperatura do solo não têm grande diferença. Os climas temperados são os melhores mas durante picos de frio ou calor importante, o trocador de calor geotérmico vira insuficiente e