RELATORIO 8 FINAL
Campus Sorocaba
Introdução às Práticas Laboratoriais
Prática 8: Extração de corantes naturais
Docente: Luciana Camargo de Oliveira
Grupo: Bianca Souza
Isis Camargo
Jéssica Leonel
Mário de Brito
Data do Experimento: 22/05/2015
Data da Entrega:
29/05/2015
RA.: ____
RA.: 633607
RA.: 633500
RA: 633___
Introdução Teórica
Existem indicadores ácido-base que são utilizados para indicar a presença de (H+) ácidos ou (OH-) bases. Os indicadores ácido-base, mudam de cor na presença de substâncias com o pH ácido ou básico. [1]
São mais utilizados em laboratório os indicadores artificiais, tais como a fenolftaleína, o azul-de-bromotimol e o alaranjado-de-metila [2], mas é possível obter tais indicadores no meio natural, nesta prática foi realizada a extração de corantes naturais da beterraba, repolho roxo e feijão preto.
Cada um desses indicadores ácido-base, tem a capacidade de mudar de cor em um meio com pH neutro, ácido ou básico, este último é normalmente conhecido como meio alcalino.
O pH ou potencial de hidrogénio iónico, é um índice que indica a neutralidade, a acidez ou alcalinidade de um meio. O "p" deriva do alemão potenz, que significa poder de concentração, e o "H" de hidrogénio (H+).
A fórmula para calcular o pH é pH = - log 10 [H+], onde [H+] representa a concentração de íons de hidrogênio expressa em mol/dm3.
O caráter ácido de uma solução é relacionado com a concentração de íons de H+ que estão nela, sendo assim quanto maior dor a concentração de íons de hidrogênio, mais forte será o ácido. Os valores medidos do pH, constam em uma escala, que vai de 0 a 14. Sendo o valor 0 representado pela acidez máxima, o valor 7 representando a neutralidade e o valor 14, representa a alcalinidade mínima. Conforme o exemplo da figura 1.
Figura 1 Disponível em: http://andre-godinho-cfq-8a.blogspot.com.br/2012/12/escala-deph.html
É possível determinar o pH por alguns métodos como:
Medidor de pH: é também conhecido como pHmetro,