Energia geotérmica
ELÉTRICA
ENGENHARIA ELÉTRICA
GEOTÉRMICA
1. INTRODUÇÃO
Energia Geotérmica é o aproveitamento do calor proveniente do interior da terra para a geração de energia.Para melhor compreende-la é preciso conhecer a formação a constituição do planeta. Abaixo da crosta terrestre existe uma rocha líquida, o magma. A crosta terrestre flutua nesse magma, que por vezes atinge a superfície através de um vulcão ou de uma fenda.Os vulcões, as fontes termais, as fumarolas e geiseres, fontes de água que a intervalos regulares de tempo, lançam jatos de água quente e vapor, são manifestações conhecidas desta fonte de energia. Com o aumento da profundidade a temperatura dessas rochas aumenta cada vez mais, no entanto, há zonas de intrusões magmáticas, onde a temperatura é muito maior. Essas são as zonas onde há elevado potencial geotérmico.
O seu aproveitamento está condicionado à verificação da coexistência das seguintes condições, que configuram um reservatório geotérmico: a existência de uma fonte de calor que poderá ser um corpo magmático ou rochas quentes; um fluido transportador de calor, como a água, facilitado; uma sequência de rochas permeáveis, que constitui o reservatório; uma formação geológica impermeável e isolante de cobertura.
Devido à temperatura a que se encontra o fluido, existem dois tipos de energia geotérmica: de baixa temperatura (quando o fluido tem uma temperatura inferior a 150 ºC) ou alta temperatura (quando é superior a 150 ºC). A primeira dá-se em zonas de acidente tectónicos e está relacionada com águas termais, sendo aproveitada para aplicações terapêuticas, aquecimento de piscinas, agricultura, etc. A segunda é normalmente utilizada para produzir eletricidade através de uma central geotérmica. E além dessas existem as Bombas de Calor Geotermicas(BCG) que aproveitam a diferença de temperatura entre o solo e o ambiente, fornecendo calor ou frio.
2. FONTES DE ENERGIA GEOTÉRMICA 3.1. Rocha húmida quente: