Planta Geotérmica
ESCOLA DE ENGENHARIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA
EQM056 – PROCESSOS INDUSTRIAIS
ESTUDO DE CASO:
PLANTA GEOTÉRMICA
PROFESSORA: MARIA ELISA SCARPELLI RIBEIRO E SILVA
ALUNOS: CAROLINA MACHADO DE CASTRO AMARAL
CRISTIANO BARCELOS FERNANDES
DOUGLAS REZENDE MENDONÇA
LUCAS VIEIRA LARA
LEILANE MAIOLINI MENDES
RENATO MONTEIRO DE OLIVEIRA RUSSO
JUNHO 2014
Sumário
INTRODUÇÃO: PLANTA GEOTÉRMICA
A energia geotérmica é produzida utilizando-se a energia térmica presente no interior da Terra. Vulcões, gêiseres e fontes de água quente são evidências do calor que existe no interior da crosta terrestre. Além disso, a energia geotérmica é interessante por ser mais limpa que a obtida pela queima de combustíveis fósseis. Ela também é mais confiável que as energias eólica e solar (Coelho & Moraes, 2009).
Nas plantas geotérmicas, vapor ou água quente de poços é canalizado e passa através de uma turbina gerando eletricidade. Essa água é devolvida ao solo para recarregar o reservatório e completar o ciclo da energia renovável (Coelho& Moraes, 2009).
Um dos tipos de utilização da energia geotérmica é o uso direto, que é o caso deste trabalho. Neste tipo de aplicação, as temperaturas da água obtida no poço variam entre 21 e 150°C. Um poço é perfurado até certa distância do reservatório geotérmico, que provê um fluxo estável de água quente. Essa água é bombeada para um trocador de calor, que não se mistura com o fluido de trabalho. O calor da água é transferido para o fluido de trabalho, que percorre as tubulações distribuindo o calor para o uso a que foi destinado (Coelho & Moraes, 2009).
Em um projeto recente no Newberry National Monument em Oregon, uma fonte geotérmica foi descoberta. Ela possui a temperatura de 325°C em uma profundidade de 3 km.Nesta planta geotérmica, existe um trocador de calor no qual a saída do fluido é direcionada para