africa do sul
A República da África do Sul possui três capitais:Pretória (administrativa), Cidade do Cabo(legislativa) e Bloemfontein (judiciária). O país é dividido em nove províncias.
As maiores áreas metropolitanas da África do Sul (1991) são: Johanesburgo com 1.916.063 habitantes, Cidade do Cabo (capital legislativa) com 2.350.157 habitantes, Durban com 1.137.378 habitantes e Pretória com 1.080.187 habitantes.
O Cabo Agulhas é o ponto mais ao sul do continente africano.
A República da África do Sul divide-se em nove províncias: Eastern Cape, Free State, Gauteng,KwaZulu-Natal, Limpopo, Mpumalanga,Northern Cape, North-West, Western Cape. Cada província possui um conselho executivo e legislatura própria.
Antes da reestruturação administrativas de 1994, eram apenas quatro: Cape Province (Província do Cabo) e Natal, antigas colônias britânicas, Transvaal e Orange Free State, antigas repúblicas boers.
Dados Geográficos
Área: 1.219.090 km², com 2.798 km de litoral.
Relevo
Cerca de 2/3 do relevo da África do Sul é de planalto. As maiores altitudes ocorrem nas montanhasDrakensberg, que separam o planalto do litoral. O planalto é dividido em três regiões: Highveld, Bushveld (bacia do Transvaal) e Middle Veld. O litoral é caracterizado por estreitas planícies costeiras.
Ponto culminante
Njesuthi, com 3,408 m.
Principais rios
Orange, Vaal e Limpopo.
Clima: moderado a temperado, no litoral. Árido tropical a noroeste, com frequentes secas prolongadas.
Vegetação
Varia da selva tropical de Eastern Lowveld, com chuvas torrenciais, até as pradarias de Middle Veld, com vegetação típica de deserto.
Portos e terminais
Cape Town, Durban, Port Elizabeth, Richards Bay, Saldanha Bay.
População
São 49 milhões de habitantes (estimado 2009). Cerca de 60% da população vive em áreas urbanas.
Taxa de crescimento: 0,3%.
Grupos étnicos: de acordo com o censo de 2001, são 79% de negros, 9,6% de brancos, 8,9% de mestiços e 2,5% de asiáticos.
A população negra se distribui