Energia Geotérmica
Energia geotérmica (geo: terra; térmica: calor) é a energia obtida a partir do calor proveniente do interior da Terra.
A energia geotérmica tem muitas aplicações práticas, pode servir para aquecer habitações, piscinas, estufas de agricultura e Centrais geotérmicas para a produção de energia elétrica.
Devido à necessidade de se obter energia elétrica de uma maneira mais limpa e em quantidades cada vez maiores, existe um interesse renovado neste tipo de energia pouco poluente.
Houveram varias tentativas de produzir eletricidade a partir da energia geotérmica, a primeira delas foi em 1904 em Larderello na região da Toscana, na Itália, onde utilizavam-se maquinas, mas tais eram totalmente destruídas devido a presença de substâncias químicas contidas no vapor.
Já em 1913, uma estação de 250 kW foi produzida com sucesso, e por volta da Segunda Guerra Mundial 100 MW(miliwatts (mw) ), estavam sendo produzidos, mas a usina foi totalmente destruída durante a Guerra.
Por volta de 1970, um campo de gêiseres na Califórnia estava produzindo 500 MW de eletricidade. A exploração desse campo foi dramática, pois em 1960 somente 12 MW eram produzidos. E em 1963 somente 25 MW. Hoje em dia, devido à necessidade de se obter energia elétrica de uma maneira mais limpa e em quantidades cada vez maiores, existe um interesse renovado neste tipo de energia pouco poluente. Com recursos e tecnologias mais avançadas temos as Usinas de energia geotérmica é são um tipo de central elétrica, que utiliza energia geotérmica,e o calor que vem do interior da Terra para gerar energia eléctrica.
Existem dois métodos de se transmitir calor ou eletricidade: aquecimento geotérmico direto e usinas de energia geotérmica.
Aquecimento Geotérmico Direto
O aquecimento geotérmico direto utiliza água de fontes termais ou água subterrânea quente para fornecer calor para casas e escritórios e para negócios como derretimento de neve, produção de estufas e criação de