Sistemas organizacionais, implantação classificação de risco emergência
Sistemas Organizacionais, Implantação Classificação de Risco emergência HMV.
Introdução
O Hospital Moinhos de Vento, até ano 2010, não atendia na sua emergência os associados do convênio Unimed devido ao crescimento de usuários da saúde suplementar, teve que buscar alternativas porque o número de leitos e o espaço físico não serem compatíveis com todos os associados que poderiam recorrer a Emergência do Hospital. Através da ATS e do protocolo Menchester já existente e utilizado nas melhores emergências do mundo e no sistema único de saúde foi à alternativa escolhido por um comitê de analises e planejamento estratégico e aprovado pela superintendência do Hospital. 1- Quem esta propondo?
Hospital Moinhos de Vento
2- Nome e designação da nova Tecnologia?
Não se trata de nova tecnologia e sim de um “Protocolo” de Menchester já existente.
3- Que parceiros estão envolvidos na proposição? Profissionais da saúde, usuários da emergência do HMV e a população como um todo. Todos participam para o benefício de todos. 4- Em quais indicações será a tecnologia utilizada?
Será utilizada na chegado do paciente na emergência para estabelecer uma prioridade que determina o tempo alvo para o primeiro atendimento médico, esta prioridade é baseada na situação clinica do paciente e não na ordem de chegada. O modelo classifica os casos por nível de gravidade complexidade, agilizando o processo de atendimento a partir da análise do grau de necessidade do paciente, antes desta implantação os pacientes eram atendidos por ordem de chegada, porém os pacientes mais graves passavam na frente e as pessoas não entendiam os motivos.
5- De que maneira a nova proposta se compara com a antiga prática?
A classificação de risco é uma ferramenta que, além de organizar a fila de espera e propor outra ordem de atendimento que não a ordem de chegada, tem também outros objetivos importantes, como: garantir o atendimento,