tecnologo
A IMPLANTAÇÃO DE NOVA TECNOLOGIA: IMPLICAÇÃO NA
EFICIÊNCIA DO TRABALHO NA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO
DE UM HOSPITAL PÚBLICO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA
Nos últimos anos o numero de emergências cresceu, por conta da violência, crescimento demográfico, acidentes e doença, a falta de informação das pessoas causa uma superlotação dos hospitais, tentando resolver isso foi realizado uma busca de alternativas que possam priorizar o atendimento para pacientes graves para diminuir os riscos decorrentes desses pacientes nas filas sem atendimento.
O ministério da saúde ciente desse problema buscou alternativas para resolvê-las, foi lançada uma cartilha pelo PNH que apresenta o acolhimento com avaliação e a classificação de risco. O acolhimento na recepção do pacienta onde é feita uma analise do caso a ser resolvido.
Levando em consideração a complexidade e a necessidade de atenção usa-se ai a classificação de risco, onde o paciente será atendido de acordo com o grau de necessidade dos cuidados e não por ordem de chegada.
Gatti (2003)- o sistema de triagem de muitos hospitais transferiu ao enfermeiro a competência de avaliar o paciente de acordo com protocolos, determinar a necessidade de prioridade e encaminha-lo ao tratamento.
Hospital Odilon Behrens(HOB) de belo Horizonte,no ano de 2005 implantou o acolhimento com classificação de risco em seu pronto socorro,na tentativa de melhorar a qualidade no atendimento,organizar o fluxo,garantir atendimento e acesso a todos.A triagem d Manchester garante atendimento a todos e prioriza o acesso aos que mais necessitam de atenção.
O MS garante atendimento atodos em caso de urgência e emergência,com garantia de organização de fluxo e seleção de prioridades aos pacientes mais graves.
A necessidade de acompanhar as politicas publicas e mudanças nos processos organizacionais se refletem nos trabalhadores de saúde.
As instituições tem que atender as demandas de inovações ligadas a