Urgencia
O reconhecimento técnico sobre a perspectiva do usuário na qualidade de serviços de saúde vem crescendo e torna-se notório. O papel do usuário como protagonista do sistema de saúde tem impacto direto na melhoria do serviço a ser prestado. Entretanto é necessário atender a exigência dos usuários por um adequado atendimento. (RAMOS; LIMA, 2003)
O acolhimento realizado como prática sistêmica por parte dos profissionais viabiliza a condição de reconhecer a situação do outro, acolhê-lo, realizar uma escuta sensibilizada, dignificar o atendimento necessário a cada usuário e assim poder prestar uma melhor qualidade da assistência.
Acolhimento é uma diretriz da Política Nacional de Humanização (PNH), que não têm local nem hora certa para acontecer, nem um profissional específico para fazê-lo: faz parte de todos os encontros do serviço de saúde. O acolhimento é uma postura ética que implica na escuta do usuário em suas queixas, no reconhecimento do seu protagonismo no processo de saúde e adoecimento, e na responsabilização pela resolução, com ativação de redes de compartilhamento de saberes. Acolher é um compromisso de resposta às necessidades dos cidadãos que procuram os serviços de saúde. (BRASIL, 2009)
A classificação de risco é um dispositivo da PNH, uma ferramenta de organização da