Sistemas Operacionais
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
PRISCILA ESTHER DA ROCHA GOMES
R.A: 5826252 Nº12
SISTEMAS OPERACIONAIS
2012
ATUAÇÃO NA ÁREA DE
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Trabalho sobre Sistemas Operacionais apresentado à Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas
Orientador: Moisés Perez Renjiffo
São Paulo
2012
1. História dos Sistemas Operacionais
Tudo começou em uma garagem através de quatro jovens universitários que adoravam informática: Bill Gates, Paul Allen, Steve Jobs e Steve Wozniak.
Começaram essa história apenas para impressionar os amigos e foram responsáveis por criar uma nova cultura de negócios.
No início dos anos 70, os computadores chamados de mainframes, eram de grande porte e ocupavam grandes espaços, que eram cuidados por engenheiros. Era usada uma linguagem chamada COBOL, que traduzia palavras em inglês para códigos binários (o,1), facilitando muito o uso desses computadores. Embora não houvesse computadores pessoais como os que tão comumente encontramos hoje, existia um público ansioso por poder usufruir dessa tecnologia.
Em 1971 a Intel (Integrated Electronics Corporation) lança o primeiro microprocessador chamado Intel 4004 (de 1MHz) que foi utilizado em calculadoras. Pouco tempo depois a Intel lançou um novo microprocessador, o Intel 8080 (de 2MHz). O surgimento do Intel 8080 permite a criação do primeiro computador pessoal.
Em 1974 surge o primeiro computador pessoal do mundo chamado de Mits Altair 8800. Criado por Ed Roberts, ele diz “criei pra brincar com ele”, pois os computadores atuais eram em grandes centros e a idéia foi criar um computador que pudesse fazer o que quisesse, na hora que quisesse, foi algo fascinante. O computador não possuía fios, teclado, mouse, monitor, impressora, apenas interruptores onde