SISTEMAS OPERACIONAIS
Uma das desvantagens é o tempo de espera, pois depende da prioridade dada a cada processo.
Uma vez que um processo que seja importante pode ser definido pelo escalonador para ser processado com menor prioridade, dependendo do seu tempo de execução ou da ordem de chegada. O escalonador pode aumentar ou diminuir o nível de prioridade, se os processos necessitarem de respostas mais rápidas.
2) Suponha que, durante a execução de um processo, seja feita uma solicitação de leitura do disco. Nesse caso, quais são os estados que o processo percorre até retomar o processador, após ser atendido na requisição feita? Se achar mais fácil, você pode ilustrar os passos, mas lembre-se de deixar as explicações registradas. O processo em Execução, ocupa a CPU enquanto estiver sendo executado. E seguida para o estado Bloqueado, aguardando a leitura solicitada, até que esta esteja novamente disponível, passando então, para o estado de Pronto. Quando em Pronto fica aguardando chegar sua vez na fila para entrar em execução.
3) Dado um sistema que roda processos interativos de diversos usuários, qual deveria ser o valor do quantum para esse sistema? Justifique sua resposta, fundamentando-se na teoria estudada. O quantum deve ser longo o suficiente para atender esses processos interativos, porém não tão curto a ponto que sobrecarregue a CPU. O grande desafio é estabelecer esse ponto de equilíbrio que vai depender de conhecermos os processos em questão.
Pronto
Bloqueado
Processo Execução
Processo
Processo4) Além das vantagens na utilização de processos-filhos, quais seriam os riscos? Justifique.
Vantagens: fazer com que os processos trabalhem concorrentemente; podem compartilhar recursos do processo-pai, já que o processo-filho é uma cópia deste; ocupam o mesmo espaço de endereçamento.
Riscos: destruição dos