SISTEMAS OPERACIONAIS
Operacionais
WI LTON SA NTO S
Sistema Operacional – A alma do computador
• Um sistema operacional, por mais complexo que possa parecer, é apenas um conjunto de rotinas executadas pelo processador, de forma semelhante aos programas dos usuários. Sua principal função é controlar o funcionamento de um computador, gerenciando a utilização e o compartilhamento dos seus diversos recursos, como processadores, memórias e dispositivos de entrada e saída.
• Sem o sistema operacional, um usuário para interagir com o computador, deveria conhecer profundamente diversos detalhes sobre o hardware do equipamento, o que tornaria o trabalho lento e com grandes possibilidade de erros. O sistema operacional tem como objetivo funcionar como uma interface entre o usuário e o computador, tornando sua utilização mais simples, rápida e segura.
• A grande diferença entre um sistema operacional e aplicações convencionais é a maneira como suas rotinas são executadas em função do tempo. Um sistema operacional não é executado de forma linear como na maioria das aplicações, com início, meio e fim. Suas rotinas são executadas concorrentemente em função de eventos assíncronos, ou seja, eventos que podem acontecer a qualquer momento.
Sistema Operacional – Funções Básicas
Facilidade de acesso aos recursos do sistema
• Um computador ou sistema computacional possui diversos dispositivos, como monitores de vídeo, impressoras, unidades de CD/DVD, teclado, mouse, portas de comunicação externas e etc. Quando utilizamos um desses dispositivos, não nos preocupamos como é realizada a comunicação entre os dispositivos e os inúmeros detalhes envolvidos nas operações destes.
• É comum pensar, que compiladores, linkers, bibliotecas, depuradores e outras ferramentas fazem parte do sistema operacional, mas, na verdade, estes recursos são apenas utilitários, destinados a facilitar a interação do usuário com o computador.
Compartilhamento de recursos de forma