pascoa
A Páscoa é sem dúvida uma das datas mais celebradas entre as culturas ocidentais e sua origem vem de muitos séculos atrás. O termo “Páscoa” surgiu na Grécia antiga, que segundo relatos históricos era celebrado a passagem do inverno para a primavera, durante o mês de Março. Mas, também é ainda mais antiga entre os judeus, onde também significa passagem (da escravidão para a liberdade), pois marcou a fuga desse povo pelo mar do Egito, liderados por Moisés. Entre os judeus, o significado da Páscoa é ainda mais importante, pois sua comemoração é celebrada em 8 dias conforme o calendário judaico e marca o aprisionamento desse povoado no Egito, por volta do ano de 1250 a.C, essa história é ainda mais detalhada na Biblia, livro de Êxodo.
Para os cristãos, a Páscoa significa a ressureição de Jesus Cristo (após ser crucificado e morto, sua alma volta para seu corpo depois de 3 dias), o calendário cristão inicia a comemoração na semana anterior à Páscoa, chamada de Semana Santa, essa semana tem inicio no Domingo de Ramos que marca a chegada de Jesus na cidade Jerusalém e a última ceia de Jesus com os discípulos antes de ser condenado e crucificado.
O coelhinho e seus ovos
Segundo contos populares, fora na Europa durante o século XVII que a relação entre o coelho e a Páscoa teve seu inicio, existem duas versões a respeito. A primeira, diz que tudo começou quando uma mulher pobre escondeu ovos coloridos num ninho para entrega-los na manhã seguinte as comemorações da Páscoa, quando as crianças finalmente descobriram o lugar, um coelho passou e espalhou os ovinhos dando as crianças a impressão de que o coelho é quem estava levando os ovinhos consigo.
Outro conto vem do século XVIII na Alemanha e diz que, naquela época era comum também esconder ovos de galinha nos quintais para que as crianças encontrassem, com isso os coelhos de criação que ali eram criados se juntavam a brincadeira, com seus pulinhos e seu jeitinho fofo, dali em diante uniram o