Sistemas operacionais
Um sistema operacional por mais complexo que possa ser é um conjunto de rotinas executadas pelo processador. Sua principal função é o compartilhamento dos seus diversos recursos, como processadores, memórias e dispositivos de entrada e saída.
Sem o sistema operacional, um usuário para interagir com o computador deveria conhecer profundamente diversos detalhes do hardware do equipamento, o que tornaria o seu trabalho lento e com grandes possibilidades de erros. O sistema operacional tem como objetivo funcionar como uma interface entre o usuário e o computador, tornando a sua utilização mais simples rápida e segura.
A grande diferença entre os sistemas operacionais e aplicações convencionais é a maneira como suas rotinas são executadas em função do tempo. Um sistema operacional não é executado de forma linear como na maioria das aplicações, com inicio, meio e fim. Suas rotinas são executadas concorrentemente em função de eventos assíncronos ou seja, eventos que podem ocorrer a qualquer momento.
Funções dos Sistemas Operacionais: 1 - Facilidade de acesso dos recursos da máquina. Um computador possui diversos dispositivos como monitores de vídeo, impressoras, unidades de cd/dvd, HD quando utilizamos esses dispositivos não nos preocupamos com a maneira que é realizada esta comunicação e nos detalhes de escrita e leitura.
2 – Compartilhamento de recursos de forma organizada e protegida
Em sistemas onde diversos usuários compartilham recursos do sistema computacional, é necessário controlar o uso concorrente desses recursos. Se imaginarmos uma impressora sendo compartilhada, deverá existir algum tipo de controle para que a impressão do usuário não interfira nas demais impressões.
O compartilhamento de recursos permite a diminuição de custos na medida em que mais de um usuário pode utilizar as mesmas facilidades concorrentes como discos, impressoras linhas de comunicação e etc.
Se pensarmos no ambiente individual, o sistema