Pré-modernismo
LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA NOVAS PALAVRAS
PÁGINA 20
1. INDIQUE O PERÍODO NO QUAL SE DÁ O PREDOMÍNIO DO PRÉ-MODERNISMO.
O Pré-Modernismo em nossa literatura teve seu predomínio nos primeiros anos do século XX até a semana de 22 que marcou o Modernismo no País.
2. O PRÉ-MODERNISMO É UMA ESCOLA LITERÁRIA? JUSTIFIQUE.
Não. Na verdade o Pré-Modernismo é um momento de transição entre a tradição literária do século XIX e a sua ruptura radical proporcionada pelas ideias Modernistas.
3. CARACTERIZE O QUE AFRÂNCIO PEIXOTO CHAMOU DE “LITERATURA SORRISO DA SOCIEDADE”.
Afrâncio Peixoto chamou de literatura sorriso da sociedade para aquela literatura ainda ligada com o século XIX com traços parnasianos, onde esta literatura não contribuía para a sociedade. Na verdade era uma literatura superficial, submissa a modelos europeus já superados, alienada as reais questões sociais brasileiras.
PÁGINA 21
4. CITE AUTOR E OBRA DE DESTAQUE NA LÍRICA PRÉ-MODERNISTA.
Augusto dos Anjos com Versos Íntimos (1912).
5. CITE TRÊS AUTORES E SUAS RESPECTIVAS OBRAS, QUE SEJAM CENTRAIS NA PROSA PRÉ-MODERNISTA.
Alguns autores e suas respectivas obras tiveram grande importância no Pré-Modernismo. Podemos citar: Euclides da Cunha com Os Sertões (1902), Lima Barreto com Triste Fim de Policarpo Quaresma (1915) e Monteiro Lobato com Urupês (1918).
6. APESAR DAS CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS, QUE ABORDAGEM IRMANA OS PRINCIPAIS PROSADORES PRÉ-MODERNISTAS?
A abordagem que irmana os principais pensadores Pré-Modernistas é o fato de todos tentarem resgatar os verdadeiros valores brasileiros, expressa por um nacionalismo que muitas vezes retoma a vertente regionalista de modo crítico, polêmico, problematizador.
7. QUE TRAÇOS ESTILÍSTICOS DOS POEMAS DE AUGUSTO DOS ANJOS FORAM