Arquitetura e sustentabilidade
Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável. A sustentabilidade não é um objetivo a ser alcançado, não é uma situação estanque, mas sim um processo, um caminho a ser seguido sendo baseada em três aspectos: o ambiental, o econômico e o social, que devem coexistir em equilíbrio.
APLICANDO A SUSTENTABILIDADE NA ARQUITETURA
As más projeções e as construções não planejadas dos grandes centros urbanos geraram uma grande degradação dos recursos naturais de muitos locais.
Pode-se observar que os ambientes que foram feitos ilegalmente ou fora dos planejamentos arquiteturais e urbanísticos tendem a ser mais abalados. Com vista nesses problemas, muitos projetos arquitetônicos têm sido materializados com estruturas favoráveis à sustentabilidade. A arquitetura sustentável visa uma melhor utilização dos recursos naturais, por esse motivo se evitam uma série de desperdícios. Principalmente em relação à água e a energia elétrica, visando um melhor aproveitamento de ambos, como por exemplo: aproveitar a água da chuva e utilizar energia solar são algumas medidas utilizadas nesses tipos de projetos.
O uso de mais janelas para evitar o uso de energia elétrica, também é bastante usual na arquitetura sustentável, bem como escolha de lâmpadas mais econômicas (as lâmpadas fluorescentes) no lugar das lâmpadas usuais. Também num projeto sustentável é preferível uma ventilação mais natural nos ambientes ao invés de ar-condicionado ou aquecedores, que são altamente poluentes à natureza.
Outra