Sustentabilidade na Arquitetura
TEORIA E MÉTODO DE PESQUISA
BARRA DO BUGRES
2014
RAFAELLY DA SILVA SANTANA
TEORIA E MÉTODO DE PESQUISA
BARRA DO BUGRES
2014
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho aborda sobre a sustentabilidade através da arquitetura, de forma a analisar todos os seus benefícios e métodos de inserção de seus conceitos. O objetivo desse trabalho é de conscientizar as pessoas a procurarem métodos menos prejudiciais à natureza, fazendo reutilização de materiais que deixaram de ter importância, ou usar elementos alternativos para suprir suas necessidades. Este projeto de pesquisa divide-se em 6 partes, contendo o tema, problema, hipóteses, objetivos, justificativa, fundamentação teórica e por fim as referências.
A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica.
1.1 TEMA
Assunto: Sustentabilidade na arquitetura
Tema: Vantagens do uso da sustentabilidade na arquitetura
1.2 PROBLEMA
Problema: Qual a importância do uso de métodos sustentáveis em projetos arquitetônicos?
1.3 HIPÓTESES
Hipótese 1: Usando de métodos sustentáveis os custos em geral tendem a diminuir consideravelmente, mantendo a qualidade da obra.
Hipótese 2: A sustentabilidade retarda o esgotamento total dos recursos naturais, prevenindo que futuramente os indivíduos sofram da falta dos mesmos.
Hipótese 3: Há a diminuição do lixo que tanto preocupa o mundo pela sua poluição e danos ambientais.
1.4 OBJETIVOS
Objetivo Geral: Analisar a importância da sustentabilidade nos meios arquitetônicos, e formas de executar as mesmas.
Objetivo específicos: Examinar a mudança ocorrida em lugares que adotaram métodos sustentáveis, examinar a queda de custos quando trocado materiais não sustentáveis por materiais sustentáveis, reutilização de materiais sem mais nenhuma importância, estudar a eficiência do uso desses materiais e sua confiabilidade.
1.5 JUSTIFICATIVA
O mundo tem enfrentado mudanças catastróficas em