Sistemas Operacionais - O que é? Estrutras...
O que é?
Os sistemas operacionais são elementos fundamentais para o funcionamento de praticamente qualquer sistema de computação, dos minúsculos sistemas embarcados e telefones celulares aos gigantescos centros de processamento de dados das grandes empresas. Apesar da imensa diversidade de sistemas operacionais existentes, eles tentam resolver problemas de mesma natureza e seguem basicamente os mesmos princípios. Os mecanismos implementados pelo sistema operacional afetam diretamente o comportamento e o desempenho das aplicações. Além disso, o sistema operacional é uma peça chave na configuração de serviços de rede e na segurança do sistema.
Tipos de sistemas operacionais
Os sistemas operacionais podem ser classificados segundo diversos parâmetros e perspectivas, como tamanho, velocidade, suporte a recursos específicos, acesso à rede, etc.
Estrutura de um sistema operacional
Um sistema operacional não é um bloco único e fechado de software executando sobre o hardware. Na verdade, ele é composto de diversos componentes com objetivos e funcionalidades complementares.
As diversas partes do sistema operacional estão relacionadas entre si conforme apresentado na Figura. A forma como esses diversos componentes são interligados e se relacionam varia de sistema para sistema.
Um breve histórico dos sistemas operacionais
Os primeiros sistemas de computação, no final dos anos 40 e início dos anos 50, não possuíam sistema operacional. Por outro lado, os sistemas de computação atuais possuem sistemas operacionais grandes, complexos e em constante evolução.
Anos 40: cada programa executava sozinho e tinha total controle do computador. A carga do programa em memória, a varredura dos periféricos de entrada para busca de dados, a computação propriamente dita e o envio dos resultados para os periférico de saída, byte a byte, tudo devia ser programado detalhadamente pelo desenvolvedor da aplicação.
Anos 50 : os sistemas de computação fornecem