bacharel em administração
VIVEMOS EM UM MUNDO TOTALMENTE DIFERENTE DE A BEM POUCOS ANOS ATRÁS EM QUE A MUDANÇA É UMA CONSTANTE. AS EMPRESAS PRECISAM SE ADAPTAR A ESTA NOVA REALIDADE CASO QUEIRAM SOBREVIVER DE FORMA COMPETITIVA.TRÊS FORÇAS MOVEM O MUNDO DAS ORGANIZAÇÕES: O CLIENTE, A CONCORRÊNCIA E A MUDANÇA. A EMPRESA QUE QUISER SOBREVIVER PRECISA SER ATIVA DIANTE DAS TRANSFORMAÇÕES PELO QUAL O MUNDO PASSA. ELA PRECISA FOCAR NAS FORÇAS AMBIENTAIS QUE TEM RELEVANTE IMPACTO EM SEUS NEGÓCIOS. AS MUDANÇAS AMBIENTIAS SEJA TECNOLÓGICA, ECONOMICA, POLÍTICA-LEGAL, SOCIAL, CULTURAL, NATURAIS NÃO PODEM SER NEGLIGENCIADAS MAS PRECISAM SER ESTUDADAS E ANALISADAS PARA A FORMULAÇÃO DAS ESTRATEGIAS E NO PROCESSO DECISÓRIO. DENTRO DESTE CONTEXTO A MUDANÇA TORNA-SE UM IMPERATIVO, PORÉM PROMOVER A MUDANÇA REQUER ESTUDO E PLANEJAMENTO. É PRECISO LEVAR EM CONSIDERAÇÃO AS FORÇAS POSITIVAS E NEGATIVAS EM UM PROCESSO DE MUDANÇA. AS FORÇAS POSITIVAS COMO O PROPRIO AMBIENTE EXTERNO, AS CRISES ECONOMICAS, AS EXIGENCIAS DO CLIENTE, CONCORRENCIA ACIRRADA, ETC E AS NEGATIVAS, QUE SÃO ÀS RESISTENCIAS ÀS MUDANÇAS DOS FUNCIONÁRIOS, RIGIDEZ NA ESTRUTURA E CULTURA ORGANIZACIONAL PRECISAM IGUALMENTE SER ANALISADAS E TRABALHADAS.
A COMUNICAÇÃO É ESSENCIAL NO PROCESSO DE MUDANÇA É PRECISO QUE AS PESSOAS ENTENDAM O MOTIVO DA MUDANÇA, PERCEBAM A NECESSIDADE E SEJAM ENCORAJADAS A MUDAR. É PRECISO PROMOVER UM AMBIENTE QUE DÊ SEGURANÇA ÀS PESSOAS PARA QUE A MUDANÇA OCORRA. É PRECISO RECOMPENSAR AS PESSOAS PELO ESFORÇO DE MUDANÇA. PARA QUE A MUDANÇA SEJA SUSTENTÁVEL É PRECISO ESTABELECER METAS DE CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZO E TAMBÉM UM MEIO PARA QUE ESTAS METAS CUMPRIDAS SEJAM ESTÍMULOS PARA AS PRÓXIMAS METAS ATÉ QUE A MUDANÇA SEJA PARTE DA ROTINA DA ORGANIZAÇÃO E A NOVA REALIDADE SE JÁ INCORPORADA NA ESTRUTURA E CULTURA DA ORGANIZAÇÃO.
NO PROCESSO DE MUDANÇA É PRECISO ABANDONAR O VELHO, OS PENSAMENTOS ARCAICOS, FORMAS DE ADMINISTRAÇÃO OBSOLETAS QUE NÃO CABEM MAIS NO MUNDO CONTEMPORÂNEO E ABRIR-SE A