Sistemas integrados de gestão
1 – Para Turban et al. (2005), o ERP é o resultado da evolução de estágios para os sistemas da gestão de informações, visando contemplar uma cadeia de suprimentos desde seus fornecedores até os clientes internos e externos.
Explique essa afirmação destacando o que consiste um sistema integrado de gestão empresarial (ERP). Qual a sua relação com uma cadeia de suprimentos? Exemplifique esse cenário. (2,5 pontos)
Resposta: O ERP é um sistema composto de vários módulos referente à vários setores da empresa, tais como controle de estoque, finanças, atendimento ao cliente, dentre outros, porém todos baseiam-se em um único banco de dados que serão alimentados por cada departamento. Uma vez inserido os dados, o mesmo será atualizado com informações dos demais setores, porem sem a necessidade de um novo cadastramento do produto em questão, processo que que evitará drasticamente as redundâncias. O ERP integra todos os subprocessos de uma empresa, desde o controle direto junto ao fornecedor de insumos até o cliente final.
A relação do ERP com a Cadeia de Suprimentos faz com que este sistema ultrapasse as barreiras físicas da empresa, permitindo um controle de estoque potencial mais próximo da exatidão, controlando componentes da cadeia de suprimento tais como: matérias, dinheiro, informações, serviços dos fornecedores até os clientes finais, evitando a estocagem excessiva, atrasos de entrega, esgotamentos de determinado produto, aumentando assim o lucro da empresa de forma considerável e, elevando também a rapidez na prestação do serviço ou na produção em questão.
2 – Os sistemas ERPs possuem diversas funcionalidades que atendem aos processos de negócio de várias empresas, são utilizados nos mais variados ramos de atuação: indústria automobilística, farmacêutica, instituições financeiras, indústria de alimentos, educação, etc. Demonstrando algumas características e funcionalidades dos ERPs, explique como ocorre