Território brasileiro
Brasil hoje: grande extensão territorial, fisiograficamente diferenciado → variedade de sistemas naturais que foram se modificando e se diversificando com a história.
Homem e economia: ciclos da economia promoveram a ocupação momentânea do território; heranças do passado foram responsáveis pelas lógicas econômicas, demográficas e políticas atuais.
Rugosidades (heranças): condições para implantação de novas variáveis
O PASSADO LONGO E SUA HERANÇA
Povoamento - três primeiros séculos: * baseado nas condições naturais que determinava o tipo de produção; * promovendo áreas de densidade ou de rarefação; * essa população inicia enfrentamento contra obstáculos naturais, mas técnica é ainda pouco utilizada (somente o corpo, os braços).
Cana-de-açúcar: máquinas, estrada de ferro, navegação a vapor; mecanização dos portos, telégrafo.
A DINÂMICA DE UM PAÍS QUE SE INDUSTRIALIZA
Séc. XIX: * industrialização se concentra em áreas mais densamente povoadas (BA, PE, SP, RJ e RS) – ferrovia, rodovia, melhor distribuição de riquezas no campo, urbanização (crescimento da indústria de bens de consumo); * áreas com dificuldade de transporte e estrutura fundiária desigual ficou para atrás desse processo.
SP – RJ: área de concentração industrial – diversidade fabril e beneficiamento dos estados do Sul; produtos mais variados e diversificados.
SP: * desenvolvimento industrial maior que RJ devido à organização de sua zona de influência (mercado próximo e próspero; crescimento das cidades); * população urbana cresce; * relações entre as fábricas formam denso tecido industrial que influenciarão as atividades comerciais, serviços, transportes, governamentais e industriais, próximas e distantes (RJ)
RJ: base de apoio da produção industrial era a população, que era pobre.
Sul e Sudeste: “Região Concentrada” → integração econômica que dificilmente se expande pelo resto do país (embrião da