Sistemas integrados de gestao
CONCEITUAÇÃO
São assim denominados os sistemas de informações gerenciais que têm como objetivo fundamental a integração, consolidação e aglutinação de todas as informações necessárias para a gestão do sistema empresa. Os Sistemas Integrados de Gestão Empresarial também têm sido denominados de ERP (Enterprise Resources Planning) - Planejamento de Recursos Empresariais.
Esses sistemas unem e integram todos os subsistemas componentes dos sistemas operacionais e dos sistemas de apoio à gestão, por meio de recursos da tecnologia de informação, de forma tal que todos os processos de negócios da empresa possam ser visualizados em termos de um fluxo dinâmico de informações que perpassam todos os departamentos e funções.
Permitem, com isso, uma visão horizontal e de processo, em oposição à visão tradicional verticalizada da hierarquia funcional das empresas. O sistema de informação contábil deverá estar completamente integrado ao sistema de gestão empresarial.
FATORES QUE CONDUZEM AO SIGE
Fundamentalmente, foram as grandes corporações mundiais que sempre desejaram uma arquitetura totalmente integrada e padronizada. Assim, podemos elencar os três fatores principais que têm levado as empresas a adotar esta solução:
a) movimento da integração mundial das empresas transnacionais, exigindo tratamento único e em tempo real das informações;
b) a tendência de substituição de estruturas funcionais por estruturas ancoradas em processos;
c) a integração, viabilizada por avanços na tecnologia de informação, dos vários sistemas de informação em um sistema único.
TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E SIGE
Fundamentalmente, a diferença entre os sistemas integrados de gestão empresarial e os sistemas de informação elaborados por meio da arquitetura tradicional está na concepção do que seja integração e, principalmente, no componente tecnologia.
As necessidades informacionais dos gestores sempre existiram, mas, na realidade, sua